A quem pode interessar o Programa Doutoral em TSI?

Consideram-se como potenciais candidatos ao PDTSI:

  • Docentes do ensino superior das carreiras de docência do Ensino Superior Universitário ou do Ensino Superior Politécnico para quem a obtenção do grau de Doutor é considerada nos respectivos estatutos de carreira.
  • Recém-graduados (mestrado) interessados em iniciar uma carreira de investigação, eventualmente tendo em vista uma futura integração em carreira académica mas sem vínculo a qualquer instituição de ensino superior ou de investigação e desenvolvimento. A existência de condições necessárias ao seu envolvimento nos trabalhos de doutoramento poderá depender da obtenção de uma bolsa de iniciação à investigação ou à sua contratação como “assistentes de investigação” no âmbito de projectos de I&D em curso.
  • Profissionais da área das tecnologias e dos sistemas de informação ou áreas afins, enquadrados em empresas ou outras instituições (nomeadamente em instituições da administração pública), que desempenham funções enquadradas ou enquadráveis em actividades de I&D que visam o desenvolvimento de novos produtos, a identificação de novas oportunidades de negócio, a melhoria do desempenho organizacional ou a validação de novas práticas organizacionais. Sendo as empresas e instituições beneficiárias dos resultados destes trabalhos, será expectável que sejam elas a garantir as condições necessárias à realização do trabalho de doutoramento (quer no que se refere a tempo de dedicação quer a alguns dos meios à sua execução). É expectável que o projecto de doutoramento tenha restrições à divulgação dos resultados e à sua propriedade intelectual.
  • Profissionais da área das tecnologias e dos sistemas de informação ou áreas afins, enquadrados em empresas ou outras instituições (nomeadamente em instituições da administração pública) que, uma vez ultrapassada a fase inicial das suas carreiras, pretendem enquadrar num projecto de doutoramento as reflexões e contributos que a sua experiência profissional lhes permite realizar. As condições necessárias ao seu envolvimento nos trabalhos de doutoramento dependem normalmente dos próprios candidatos.
    A estes diferentes perfis de candidato à obtenção do grau de Doutor correspondem diferentes necessidades de formação inicial e diferentes modos de acompanhamento e supervisão. O PDTSI possui a flexibilidade necessária para acomodar esta diversidade.