Quais os fenómenos considerados de interesse para a área de tecnologias e sistemas de informação?

A área de tecnologias e sistemas de informação combina um interesse nas tecnologias da informação (incluindo a sua construção com vista ao seu aproveitamento para benefício das organizações e da sociedade) e nas actividades humanas em que essas tecnologias são usadas. O corpo de conhecimento científico e técnico relacionado com a adopção e utilização das tecnologias da informação, nas organizações e na sociedade, compreende:

  • Modelos, teorias e quadros conceptuais sobre fenómenos humanos e sociais que envolvem acesso e disponibilização de informação, em particular quando são utilizadas tecnologias da informação.
  • Modelos, teorias e quadros conceptuais que enquadrem o uso da informação e das tecnologias da informação nas organizações ou na sociedade.
  • Tecnologias da informação e suas aplicações.
  • Métodos, técnicas e ferramentas dirigidos à condução de actividades de intervenção organizacional ou societal que visam a adopção e a boa utilização de tecnologias da informação, disponibilização de aplicações de tais tecnologias, criação e gestão de serviços de informação em contexto organizacional ou societal e gestão da utilização da informação e das tecnologias da informação em contexto organizacional ou societal.