logo ALGORITMI

 

O Centro ALGORITMI é uma unidade de investigação da Escola de Engenharia – Universidade do Minho, que, no âmbito das Tecnologias da Informação, Comunicações e Electrónica (TICE), desenvolve actividade de I&D em quatro grandes áreas: (1) Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Nanotecnologias; (2) Investigação Operacional, Estatística e Métodos Numéricos; (3) Sistemas de Informação, Software e Multimédia; (4) Comunicações, Redes de Computadores e Computação Ubíqua.

A maioria dos investigadores doutorados do Centro são também membros do corpo docente de quatro dos departamentos da Escola de Engenharia: Electrónica Industrial (DEI), Sistemas de Informação (DSI), Produção e Sistemas (DPS), Informática (DI). Adicionalmente, os projectos de mestrado e doutoramento que sejam supervisionados pelos docentes daqueles quatro departamentos que sejam simultaneamente investigadores do Centro são desenvolvidos no ALGORITMI.

O Centro ALGORITMI centra a sua actividade em projectos com uma forte ligação à comunidade, i.e., a indústria e a administração pública. A Universidade do Minho está localizado numa região industrializada com uma expressão importante em indústrias têxteis e do calçado e em empresas de serviços TIC. O sector industrial automóvel ganhou recentemente uma forte expressão na actividade local. Outro factor externo que tem influenciado o nosso campo de aplicação é o crescimento das cidades da região, que tem promovido a cooperação entre diversos investigadores por forma a actuarem em domínios como a logística, comunicações, governo electrónico e gestão de recursos. Os resultados desta estratégia de actuação são demonstrados pelo número de projectos de investigação aplicada em colaboração com empresas (financiado pela AdI e QREN) e por projectos nacionais apoiados pelos programas POSI, POCTI e POE. O Centro participa ainda em diversos projectos europeus, tipicamente financiados pelos programas IST. (Mais informações aqui)

 

Grupos de Investigação ALGORITMI