Área científica das TSI

O Departamento de Sistemas de Informação (DSI) designa por tecnologias e sistemas de informação todo um corpo de conhecimento científico e tecnológico relacionado com a adopção e utilização das tecnologias da informação nas organizações e na sociedade.

O Programa de Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação (PDTSI) visa a formação de investigadores que, de forma autónoma, conduzam actividades de I&D na área das tecnologias e sistemas de informação (TSI). A formação é certificada com a atribuição do grau de Doutor.

O PDTSI integra a oferta educativa em TSI na UMinho

TSI@UMinho

As actividades de I&D nesta área focam fenómenos organizacionais e sociais relacionados com a adopção e uso das tecnologias de informação. Os projectos de doutoramento poderão ter como resultado contributos teóricos ou tecnológicos relevantes para actividades de intervenção organizacional que visam melhorar o desempenho e o bem estar organizacional ou plataformas computacionais inovadoras com potencial de transformação de práticas, interacções e relacionamentos organizacionais ou sociais.

O programa tem a duração de 4 anos. O primeiro ano do PDTSI inclui uma parte curricular para permitir aos doutorandos a familiarização com literatura relevante para a sua área e com as abordagens de investigação e métodos existentes. Durante este primeiro ano, os alunos preparam também o projecto de proposta do seu doutoramento. O tempo remanescente do programa é dedicado ao trabalho de investigação/desenvolvimento e à escrita da dissertação de doutoramento. (ver plano de estudos)

O PDTSI destina-se a uma gama alargada de potenciais candidatos, incluindo:

  • Jovens graduados que procurem preparação para carreiras de investigação ou académicas
  • Profissionais que pretendam aumentar os seus conhecimentos e competências para lidarem com o desenvolvimento de aplicações de tecnologias de informação e com a natureza multidisciplinar dos fenómenos organizacionais e sociais relacionados com a adopção e uso de tecnologias de informação
  • Quem procura contribuir para a mudança social e organizacional através da aplicação de tecnologias de informação inovadoras

As actividades de I&D realizadas no âmbito do PDTSI enquadram-se no Centro Algoritmi, centro de I&D reconhecido e financiado pela FCT.