NSantos

A minha motivação para me candidatar ao PDTSI surgiu da minha formação académica na área da informática, com foco em Sistemas de Informação e Engenharia de Software. Assim, desenvolver um programa doutoral numa instituição de ensino de excelência reconhecida há muitos anos como é a UMinho, em campos da ciência da computação e tecnologia da informação foi uma motivação natural para esta candidatura. O vasto currículo científico dos professores e a experiência em projetos de I&D, e também as várias parcerias do DSI com a indústria e as empresas também foram benéficas.

Até agora, como estudante do primeiro ano, a experiência tem sido muito positiva. Nas aulas, aprendemos todos os métodos de investigação e técnicas, necessários para desenvolver corretamente a minha investigação, bem como a exploração de novos conceitos e tendências de pesquisa na área de TSI.

Espero que o grau de doutoramento no TSI me traga competências que possam ser utilizadas nas empresas. Em primeiro lugar, devido à parceria entre a indústria e o departamento, ter o conhecimento de quais são as necessidades da indústria. Em segundo lugar, a possibilidade de desenvolver novas abordagens adequadas para o mercado de TI.

Nuno Santos



Ao procurar por uma experiência a nível internacional, optei pelo Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação na Universidade do Minho por ser uma instituição prestigiada a nível nacional e internacional.


O corpo docente, com sua experiência, também contribuiu para essa escolha. Com o primeiro ano concluído, a frequências nas aulas, a participação em eventos e a troca de experiência entre colegas tem contribuído para o trabalho de investigação.


Acredito que o doutoramento possa trazer conhecimento e novas competências para atuar no mercado de trabalho.

Fernanda Bigolin – Brasil


Internacionalização, aprendizado científico na área de Sistemas de Informação, amadurecimento pessoal e profissional, novas perspectivas sociais, culturais e científicas. Estes são muitos dos aspectos que destaco como motivação para atravessar o Atlântico em busca de novos conhecimentos.
O Programa Doutoral em Tecnologias e Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho atende todos estes aspectos com louvor, simplicidade, qualidade e competência ao proporcionar aos investigadores um ambiente de qualidade para realizar estudos/investigações.
A heterogeneidade cultural, profissional, idiomática dos professores e colegas; a representatividade e a abertura internacional com demais universidades, empresas e profissionais ao redor do mundo; os cursos e palestras com profissionais reconhecidos mundialmente na área de Sistemas de Informação são contributos que proporcionam o meu avanço profissional e investigativo nas áreas que atuo e até em futuras áreas correlatas.

Victor Barros – Brasil



Mi nombre es Irving Reascos Paredes, soy docente de la Universidad Técnica del Norte, en Ecuador,  He venido a la Universidad de Minho a realizar el Programa de Doctoramiento en Tecnologías de Sistemas de Información auspiciado por mi Universidad.
He tenido excelentes referencias de la Universidad de Minho en Ecuador a través de colegas docentes y por su página web, razón por la cual me motivó a presentar mi candidatura en el programa doctoral.
Con relación a la ubicación de la Universidad, en la ciudad de Guimaraes, es muy acogedora, con mucha historia y su gente es muy amable y encantadora.


Resumiendo, estoy muy a gusto en esta Universidad.

Irving Reascos – Equador


O PDTSI da Universidade do Minho é um curso doutoral de alto nível, voltado especificamente para a área de Sistemas de Informação, o que o faz ser diferenciado em relação ao mercado.

Minha experiência como aluno tem sido excelente e surpreendente, pois realmente o curso oferece tudo aquilo que necessito para um trabalho científico com foco específico em SI, além de oferecer diversas oportunidades em congressos, publicações, seminários e palestras da mais alta qualidade.

Recomendo fortemente o PDTSI como um curso de excelência na área de Sistemas de Informação para quem quer se graduar como doutor e desenvolver trabalhos científicos.


Teófilo Branco Jr. – Brasil